3 de outubro de 2010

SÍNDROME DE GOODPASTURE

INTRODUÇÃO
Síndrome de Goodpasture é uma condição rara que se apresenta clinicamente por meio de hemorragia pulmonar e glomerulonefrite. Em 1958, por Stanton & Tange, o termo foi introduzido em reconhecimento ao primeiro relato feito por Ernest Goodpasture em 1919.
A síndrome de Goodpasture é uma patologia mediada pelo sistema imunológico, na qual são produzidos auto-anticorpos contra componentes teciduais específicos. A incidência é de aproximadamente 0,1 casos por milhão de pessoas, sendo o indivíduos do sexo masculino da raça caucasiana mais predispostos a desenvolverem essa síndrome. A mortalidade é alta, em torno de 30%. A principal causa de morte é a hemorragia pulmonar, porém, a glomerulonefrite, se não tratada, evolui rapidamente para uma insuficiência renal crônica.

ETIOLOGIA E PATOGÊNESE
A doença de Goodpasture é resultado de uma reposta imune mediada por anticorpos contra peptídeos localizados no domínio não-colágeno 1 (NC1) da cadeia alfa3 do colágeno tipo IV das membranas basais glomerular e alveolar, sendo o epítopo os últimos 36 aminoácidos da cadeia. Os principais eventos que desencadeiam o reconhecimento de auto-antígenos e a ativação de linfócitos auto-reativos conhecidos são infecções por influenza, endocardite bacteriana, a exposição prolongada a toxinas, como hidrocarbonetos, o uso de tabaco e drogas, lesões renais e neoplasias. A suscetibilidade genética para a doença está associada a herença de alelos específicos de HLA classe II ( DR2 e DR4).
Os auto-anticorpos envolvidos, ligados aos auto-antígenos, recrutam leucócitos por ligação a receptores Fc ou por ativação do complemento e, assim, ocorre a liberação de subprodutos que são quimiotáticos para os leucócitos e a liberação de mediadores inflamatórios, os quais serão responsáveis pela lesão tecidual e inflamação. O setor celular com os linfócitos T CD4+ e CD8+, macrófagos e neutrófilos participam da agressão produzindo, entre outros, interleucina 12 e interferon-gama que medeiam a formação de crescentes.

ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS

MACROSCÓPICAS


Rim apresenta glomerulonefrite com áreas hemorrágicas



                         
Pneumonite com extensas áreas hemorrágicas



MICROSCÓPICAS


              À microscopia óptica, é encontrado glomerulonefrite crescêntica e acentuada atrofia do parênquima. À microscopia eletrônica, são detectados polimorfonucleares em alças capilares e ausência de imunocomplexos. 





Imunofluorescência mostrando depósitos lineares ao longo da membrana basal glomerular
                               (http://library.med.utah.edu/WebPath/RENAHTML/RENAL093.html)


Cortes histológicos de biópsia pulmonar: septos interalveolares conservados com numerosos macrófagos com pigmento de hemossiderina no citoplasma preenchendo os alvéolos, o que indica hemorragia alveolar.


IMUNOISTOQUÍMICA
São detectados depósitos lineares, predominantemente, difusos e homogêneos de anticorpos IgG policlonal  e C3 consistentes com glomerulonefrite mediada por anticorpos antimembrana basal glomerular.
Não há deposição de imunocomplexos.


PROGNÓSTICO
A doença não tratada geralmente apresenta um prognóstico ruim. O prognóstico na apresentação do quadro clínico é pior se há oligúria, fibrose renal avançada ou mais que 50% de crescentes na biópsia renal. Nível elevado de creatinina ( creatinina pré-tratamento > 6,6 mg/dl) ou necessidade de diálise também se associam com pior evolução. A sobrevida em um ano é cerca de 75% a 90%.
Pacientes com doença renal terminal que apresentam hemoptise devem ser tratados. O quadro pulmonar é, frequentemente, responsivo à plasmaferese, que vai retirar os auto-anticorpos do sangue. A presença de hemorragia alveolar é indicação formal de tratamente intensivo, a despeito da severidade do acometimento renal.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-Abbas, Abul K; Imunologia Celular e Molecular; 6 Edição,2008
-http://library.med.utah.edu/WebPath/RENAHTML/RENAL090.html
-J Bras Nefrol 2003,25(2):104-7/ Relato de caso: Síndrome de Goodpasture
-Rev. Bras. Reumatol. vol.47 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2007
-Rev. Assoc. Med. Bras. vol.50 no.1 São Paulo  2004



Daniel Machado do Amaral
Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Ceará
Integrante da Liga de Patologia UFC

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. SÍNDROME DE GOODPASTURE minha filha esta com esta doença,diagnosticada pela biopsia renal estou muito apavorada,ela esta resistente ao corticoide,queria saber de pesquisa sobra a cura,onde buscar os melhores tratamentos.

    ResponderExcluir