10 de janeiro de 2011

DOENÇA TROFOBLÁSTICA GESTACIONAL (DTG)

INTRODUÇÃO

A Doença Trofoblástica Gestacional abrange um espectro de patologias associadas à gravidez. Didaticamente, podemos dividi-la em quatro modalidades:
• Mola hidatiforme (parcial ou completa)
• Mola invasiva
• Coriocarcinoma
• Tumor trofoblástico de sítio placentário

1 - MOLA HIDATIFORME

Essa afecção se caracteriza pela formação de cistos nas vilosidades coriônicas, além de proliferação trofoblástica variada. A mola tem potencial de evoluir para coriocarcinoma.
Em geral, a paciente se encontra entre o 4º e 5º mês de gravidez e procura a emergência com sangramento transvaginal e com o útero muitas vezes maior do que o esperado para a idade gestacional. A distribuição dessa patologia no grupo de grávidas é bimodal, sendo maior a incidência nas adolescentes e nas parturientes acima de 40 anos.
Histologicamente e citogeneticamente podemos classificar a mola hidatiforme em incompleta (parcial) ou completa (clássica):
1. Mola Parcial: somente algumas vilosidades estão edemaciadas e a proliferação trofoblástica é focal e mínima, limitada ao sinciciotrofoblasto. O cariótipo é triplóide e o embrião é viável, podendo ser visualizadas partes fetais.


Figura 1 - Mola Parcial: observe o embrião formado e a placenta com vesículas esparsas. Fonte: http://centrontg.org/informacionpacientes/pac2.html

Figura 2 - Corte histológico mostrando vilos normais e vilosidades hidrópicas, evidenciando uma mola parcial. Fonte: http://library.med.utah.edu/WebPath/PLACHTML/PLAC067.html

2. Mola Clássica: todas as vilosidades estão edemaciadas e a proliferação trofoblástica é difusa, tanto do sinciciotrofoblasto quanto do citotrofoblasto. O cariótipo é diplóide e não há desenvolvimento embrionário. Tem maior potencial de malignização.

Figura 3 - Mola clássica. Fonte: http://pathologyoutlines.com/placenta.html

Figura 4 - Corte histológico de mola clássica. Fonte: http://pathologyoutlines.com/placenta.html


2 - MOLA INVASIVA


É aquela que tem a capacidade de invadir e algumas vezes perfurar a parede uterina. Morfologicamente, há invasão do miométrio pelas vilosidades hidrópicas e proliferação trofoblástica difusa. A mola invasiva pode progredir e se disseminar localmente em paramétrios ou à distância, atingindo pulmões e fígado. Felizmente, esses implantes não se comportam como metástases verdadeiras.
A mola invasiva responde bem à quimioterapia, contudo sua evolução pode ser catastrófica, levando à perfuração uterina e conseqüentemente à histerectomia terapêutica.

Figura 5 - Aspecto macroscópico da mola invasiva. Fonte: http://www.paully.co.uk/hmole-chorio/site/medics_information_histopathology.html

Figura 6 - Corte histológico de mola invasiva. Veja as vilosidades corionicas invadindo a parede uterina. Fonte: http://www.paully.co.uk/hmole-chorio/site/medics_information_histopathology.html

3 - CORIOCARCINOMA

Neoplasia epitelial maligna de células trofoblásticas que se origina de qualquer forma de gravidez normal ou anormal. Trata-se de tumor altamente invasivo e gerador de muitas metástases, entretanto responde bem à quimioterapia.
É precedido por algumas condições como molas hidatiformes (50%), abortamentos prévios (25%), gravidezes normais (22%), quando é chamado de coriocarcinoma intraplacentário, e outras condições (3%), como gravidezes ectópicas e teratomas genitais e extragenitais.
Morfologicamente, o tumor é mole, carnoso e amarelado, com áreas císticas, necróticas e hemorrágicas. A histologia mostra uma neoplasia epitelial sem formação de vilosidades coriônicas e com proliferação anormal do citotrofoblasto e do sinciciotrofoblasto. Muitas vezes, há anaplasia e mitoses atípicas. Freqüentemente, o tumor metastiza para pulmões, fígado, cérebro e medula óssea, tendo desfecho fatal em muitos casos.

Figura 7 - Coriocarcinoma. Observe a invasão da parede uterina. Fonte: http://museum.med.monash.edu.au/spec/index.cfm?spec=S3U3

Figura 8 - Corte histológico de coricarcinoma mostrando necrose, hemorragia e invasão do miométrio. Não se observam vilosidades coriônicas. Fonte: http://pathologyoutlines.com/placenta.html

Figura 9 - Corte histológico em maior aumento mostrando o contraste entre as células do sinciciotrofoblasto (citoplasma bastante eosinofílico e muitos núcleos) e do citotrofoblasto (células individuais com citoplasma granular). Fonte: http://pathologyoutlines.com/placenta.html

4 - TUMOR TROFOBLÁSTICO DE SÍTIO PLACENTÁRIO (TTSP)

São tumores originados dos trofoblastos intermediários, que compõem o trofoblasto do sítio placentário e o sítio placentário residual (nódulo do sítio de implantação) após a gravidez.
Os TTSP constituem menos de 2% das neoplasias trofoblásticas gestacionais. São compostos por células poligonais que invadem o endométrio. Condições predisponentes são: gravidez normal (50%), abortamento espontâneo (15%) e mola hidatiforme (20%).

Figura 10 - Aspecto macroscópico de um TTSP. Fonte: http://www.pathconsultddx.com/pathCon/diagnosis?pii=S1559-8675%2806%2970463-6

Figura 10 - Aspecto microscópico de um TTSP. Fonte: http://www.pathconsultddx.com/pathCon/diagnosis?pii=S1559-8675%2806%2970463-6


PROGNÓSTICO

Em geral, o prognóstico desses tumores é bom já que respondem bem à quimioterapia, exceto nos casos avançados e com múltiplas metástases, o que indica um prognóstico muitas vezes fatal.

REFERÊNCIAS
1. Robbins & Cotran. Patologia: Bases Patológicas das Doenças. 2005. Editora Elsevier.
2. http://centrontg.org/informacionpacientes/pac2.html
3. http://library.med.utah.edu/WebPath/PLACHTML/PLAC067.html
4. http://pathologyoutlines.com/placenta.html
5. http://www.paully.co.uk/hmole-chorio/site/medics_information_histopathology.html
6. http://museum.med.monash.edu.au/spec/index.cfm?spec=S3U3
7. http://www.pathconsultddx.com/pathCon/diagnosis?pii=S1559-8675%2806%2970463-6

Bruno Roberto da Silva Ferreira
Acadêmico de Medicina - UFC
Liga de Patologia

43 comentários:

  1. boa tarde eu tive uma gravidez desse tipo, e gostaria de saber se tem cura se eu posso engravidar e com quanto tempo. desde ja fico grata e por favor me respondam.

    ResponderExcluir
  2. "Anônimo",

    É preciso realmente saber como foi o diagnóstico da sua doença (o tipo de DTG) e como foi a conduta do seu médico. Há casos que é necessário apenas aguardar algum período de observação para dar seguimento a uma gravidez. Em outros, onde é necessário fazer quimioterapia esse tempo pode ser maior. E há ainda casos em que é feita a retirada do útero, impossibilitando a gravidez. Tudo depende da apresentação da doença e do tratamento instituído, não sendo possível afirmar aqui a sua futura condição.

    Audinne Ferreira
    Integrante da Liga de Patologia - UFC
    * www.pacientesensinam.blogspot.com/ *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa trde..tive uma gravidez mola indratifome completa..ja tem um ano fes agora dia 04 de fevereiro..eagora apois um ano quero ter mais um filho como faço pra engravida..sera que tenho pocibilidade de engravidar..queria que vcs mim ajudaci..e quais sao as providencia que devo tomar

      Excluir
  3. Tive um aborto com 7 semanas, começou com um pequeno sangramento, onde fiquei de repouso porém não adiantou, 3 dias depois tive um sangramento maior e a expulsão do saco gestacional e do embrião. Na minha anatomo o resultado está assim : macroscopico - coagulos sanguineos, tendoem meio multiplos fragmentos irregulares de tecido mole e roseo, medindo em conjunto 3x2.5x2cm (1b/vf)
    microscopico - os cortes corados pela hematoxilina-eosina mostram faixas de decidua com focos hemorrgicos, com capilares congestos, além de fragmentos de endometrio gravidico e coagulos sanguinios, com restos necroticos. Não há vilos coriais neste material.

    Posso ter tido Mola hidatiforme incompleta, já que eu havia escutadoo coração do bebe um dia antes do aborto.

    ResponderExcluir
  4. Pode sim, Letícia. Porém outras afecções também podem ser aventadas, como abortamento espontâneo, vasculopatias e outros.

    Audinne Ferreira
    Integrante da Liga de Patologia - UFC
    * www.pacientesensinam.blogspot.com/ *

    ResponderExcluir
  5. olá podeira me ajudar? minha gestação chegou há 8 semanas e 2 dias pela ultra, mas ja estava indo para a 12 semanas quando descobri, tive aborto retido.

    minha anato:

    ANÁTOMO PATOLÓGICO 12RO1759AP

    MACROSCOPIA:
    Material recebido fixado em formalina e consiste de produto de curetagem uterina, constituído por múltiplos
    fragmentos irregulares de tecido que medem em conjunto 4,0 x 3,0 x 2,0cm. Estes apresentam aspectos ora
    granuloso de coloração pardacenta e consistência elástica, ora finamente granulosa de coloração vinhosa
    com consistência friável.
    Fragmentos representativos são enviados a exame histológico, sendo:1B/ MF

    MICROSCOPIA:
    Os cortes histológicos revelam fragmentos deciduais e ovulares. A decidua é formada por células poligonais
    de núcleos volumosos com focos de necrose. Há grande quantidade de coágulos sanguíneos. Observam-se
    também vilosidades coriônicas revestidas por camada única ou dupla de células trofoblásticas típicas. Não há
    sinais de malignidade.

    CONCLUSÃO:
    PRODUTO DE CURETAGEM UTERINA:
    VILOSIDADES CORIÔNICAS E FRAGMENTOS DE DECÍDUA PARCIALMENTE NECRÓTICOS.




    não sei como interpretar...
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ResponderExcluir
  6. oi queria saber o que pode acontecer se eu engravidar durante o tratamento? ja estou com 8 meses mas acho que estou gravida

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,Preciso esclarecer uma dúvida,tive uma gestação de 11 semanas e estava tendo sangramento ( tipo "borra de café"),fiz um ultrasson e constatou uma gestação anembrionada,logo o meu organismo mesmo rejeitou o mesmo, tive que fazer uma curetagem, saiu o resultado do anátomo patológico e veio com a seguinte conclusão: vilosidades coriônicas e fragmentos de decídua parcialmente necróticos; ausencia de sinais de malignidade no material examinado. Será que vou poder ter uma gestação normal futuramente?

    ResponderExcluir
  8. Ola estou de 8 semanas e na minha trans deu anel trofoblastico evidemte medindo 30,6 mm diametro medio. O q sigmifica isso????

    ResponderExcluir
  9. oiii eu tbm tive uma gravidez assim sera qe vou poder engravidar dps ou nao preciso da resposta pois sou doida pra ser mae

    ResponderExcluir
  10. minha filha de 17 anos teve uma gravidez molar ,teve aborto retido, fez duas cureagens e nao adiantou começou a ter hemorragias constantes ate pagarmos uma consulta e descobrirmos essas molas a dela era uma mola completa esta fazendo exames toda semana mais ainda sim estou preocupada , tenho razões para estar ?

    ResponderExcluir
  11. RECEBI O RESULTADO DA BIOPSIA DA MINHA CURETAM HOJE E O MESMO DIZ O SEGUINTE:
    MACROSCÓPIA:
    MATERIAL RECEBIDO FIXADO EM FORMALINA, E CONSISTE DE PRODUTO DE CURETAGEM UTERINA, CONSTITUÍDO POR MÚLTIPLOS FRAGMENTOS IRREGULARES QUE MEDEM EM CONJUNTO 4,5 X 3,5 X 2,5CM. ESTES APRESENTAM ASPECTOS ORA GRANULOSOS DE COLORAÇÃO PARDOCENTA E CONSISTÊNCIA ELÁSTICA, ORA FINAMENTE GRANULOSA, DE COLORAÇÃO VINHOSA, COM CONSISTÊNCIA FRIAVEL.
    FRAGMENTOS REPRESENTATIVOS SÃO ENVIADOS A EXAME HISTOLOGICO SENDO: 1B/MF

    MICROSCOPIA:
    OS CORTES HISTOLÓGICOS REVELAM, FRAGMENTOS DECIDUAIS E OVULARES. A DECIDUA É FORMADA POR CELULAS POLIGONAIS DE NUCLEOS VOLUMOSOS COM FOCOS DE NECROSE, HÁ GRANDE QUANTIDADE DE COAGULOS SANGUINEOS, OBSERVAM-SE TAMBEM VILOSIDADES CORIONICAS REVESTIDAS POR CAMADAS UNICAS OU DUPLAS DE CELULAS TROFOBLASTICAS TIPICAS. NÃO HAVENDO SINAIS DE MALIGNIDADE.

    CONCLUSÃO:
    VILOSIDADES CRONICAS E FRAGMENTOS DE DECIDUA PARCIALMENTE NECROTICOS

    ResponderExcluir
  12. Tive um aborto na sexta semana de gravidez. no laudo disia: fragmentos irregulares de coloraçao vinhosa e aspecto menbranaceo tendo de permeio tecido esponjojo e pardo claro vilosidade cronionicas sao revestidas por cito e sinciciotrofoblasto, apresentando estroma vascularizado. O que quer dizer isto?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá boa tarde, tive um aborto na 8ª semana de gestação, no laudo dizia: Material constante de vários fragmentos irregulares, vinhosos com áreas esbranquiçadas e firme elásticas, não apresentando membrana, medindo em conjunto 4,0x3,5x2,0cm. O que isso quer dizer????
    Respondam por favor

    ResponderExcluir
  15. De que forma essa doença surge no organismo?

    ResponderExcluir
  16. Olá boa tarde, tive um aborto de 13 semana de gestação, no laudo dizia: Macroscopia: Recebido em formalina, o Material para exame consta de vários fragmentos teciduais irregulares, acastanhados, elásticos, o maior com 3.0x2.0x1.0cm.
    Microscopia: Corte histológicos mostram vilosidades coriônicas com duplo revestimento trofoblástico e alterações regressivas. a preparação inclui fragmentos deciduais exibindo congestão vascular.

    diagnóstico: Restos Ovulares...
    Respondam por favor.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. Tive mola há 2 anos e meio e logo assim que fiz a primeira sucção ela zerou. Está zerada ha 2 anos (fiz exames no começo do ano).
    Será que posso dar uma pausa no contraceptivo?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde... o que significa esse resultado de biópsia de curetagem:

    Microscopia e parecer
    diagnóstico
    Útero
    RESTOS OVULARES COMPATÍVEIS COM PRIMEIRO TRIMESTRE DE GESTAÇÃO
    - Vilosidades placentárias fragmentadas e necróticas.
    - Hemorragia recente e depósitos de fibrina.
    - Decídua.
    - Infiltrado inflamatório misto.
    - Ausência de sinais de neoplasia.
    Macroscopia
    Útero
    Fragmentos irregulares acastanhados e elásticos.
    Medidas em conjunto: 4,0 x 2,8 x 0,5 cm.

    ResponderExcluir
  19. boa noite
    tive um aborto completo ,pelas analises do meu medico,porem antes disso expulsei um material onde levei pro laboratório o
    exame macroscópico diz:

    Dois fragmentos irregulares o menor de aspecto filiforme medindo 3,0 /0,1 cm e o maior 4,0 /0,5 cm ,constituídos por tecido amolecido e vinhoso (5c)

    exame microscópico: Cortes dos fragmentos mostram tecido necro hemorrágico ,impossibilitanto a avaliação histopatológica.

    diagnostico : -----------------

    por favor me ajudem a interpretar

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, tive um aborto completo na quarta semana de gestaçao, no exame deu o seguinte:
    Macrocospia: fragmento Aplanado de tecido pardo claro, congesto E macio, medindo 5,0x2,5x0,7cm.
    Microscopia: observa-se com extensas areas necrotico-hemorragica e Exsudato leucocitario difuso.
    Conclusao: fragmento de decidua
    Alguem Me ajuda?

    ResponderExcluir
  21. boa tarde, acabei de receber meu resultado da biopsia feita no meu feto, no qual diz material representado por decídua necrótica e vilosidades placentária imaturas, o qual não consegui entender nada, alguém pode fazer o favor de me ajudar a entender... Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. tive um aborto retido e estava esperando o resultado que foi o seguinte farnação teciduais friaveis e enegracidos medindo em conjunto 9,8,6 cme que pode ser alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  23. tive um aborto retido e estava esperando o resultado que foi o seguinte farnação teciduais friaveis e enegracidos medindo em conjunto 9,8,6 cme que pode ser alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  24. Por favor tive um aborto e peguei o resultado do patologista hj sera que alguem pode me dizer sobre o resultado : exame microscópio: recebido varios fragmentos de tecido de formas e tamanhos diversos , de coloração acastanhada, lembrando raspado uterino. Acompanha saco gestacional, mostrando aos cortes, embrião medindo 0,8 cm, macerado. 3 F
    Interpretação Diagnóstica: fragmentos de endometrio decidualizado, vilos placentarios imaturos e restos fetais parcialmente necroticos e hemorragicos. Ausencia de sinais de malignidade

    ResponderExcluir
  25. oi gostaria de sabe se isso mata. material predominnantemente constituido por decidua com vasos congestos alguns contendo fibrina hemorragia infiltrado inflamatorio misto e necrose macroscopia fragmento irregular de tecido pardo elastico ou espanjoso permeado por sanguineos medindo3,5 x3,2x0,7cm

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber o que pode ter sido o motivo do meu aborto retido
    Exame macroscopio:
    Coágulos sanguíneos tendo em meio múltiplos fragmentos irregulares de tecido mole e róseo medindo em conjunto 10.5x9x3cm..(2b/vf)
    Exame microscópio
    Os cortes corados pela hematoxilina-eosina mostram coágulos sanguíneos e vilosidades coriais imaturas de tamanhos variados algumas com o estroma tumefeito
    Diagnóstico
    Restos de aborto

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde! vilosidades coriais com caracteres do primeiro trimestre de gestação ,algumas delas hialinizadas.adecidua e as menbranas coriais estão em parte necrosadas e hialinizadas,com discreto exsudato de piocitos,por favor o que é isso?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde! vilosidades coriais com caracteres do primeiro trimestre de gestação ,algumas delas hialinizadas.adecidua e as menbranas coriais estão em parte necrosadas e hialinizadas,com discreto exsudato de piocitos,por favor o que é isso?

    ResponderExcluir
  29. Ola boa tarde..tive mola indretifome completa.fez um ano agora dia 04 de febereiro..queria saber se vou poder ter mais um filho.gostaria de saber quais sao as providemcias q devo toma e se e graituto os tratamento.prq ainda n fiz nem um

    ResponderExcluir
  30. Boa noite... não tive nenhum aborto e tbem nada de gravidez, mas o resultado da minha biópsia foi endométrio decidualizado... o que é isso?????

    ResponderExcluir
  31. Peço em nome de Jesus me responda isso doutora:

    Tive gravidez ectópica, fiz cirurgia e Não perdi trompa, deu tempo de não romper.
    Na biópsia deu:

    RECEBEMOS EM RECIPIENTE CONTENDO FORMOL
    Trompa uterina mencionando como D, deformada. Integra e de coloração acastanhada, medindo 4,5X 2,0 X 2,0 cm, mostrando aos cortes parede hemorrágica com presença de luz dilatada contendo material ora friável, ora esponjoso.

    Microscopia

    As secções montam coágulo sanguíneo com infiltrados neutrofilicos focais de permeio. Além fe vilosidades corionicas com alterações hidropicas destas de permeio a este. Parede tubária é notada em alguns dos fragmentos.
    DIAGNÓSTICO

    Trompa D. Salpingectomia
    Gravidez ectópica tubária Rota


    Me ajudem pfv

    ResponderExcluir
  32. PEGUEI MEU EXAME AGORA, QUE TIPO DE MOLA É A MINHA??? Produto de curetagem uterina.

    Exame macroscópico:

    Vários fragmentos irregulares de tecido, pardo-avermelhados e pouco firmes, em meio
    a coágulos hemáticos, pesando em conjunto 29,0g. Acompanha algumas vesículas
    medindo a maior 0,4x0,3cm. IT

    Diagnóstico:

    MOLA HIDATIDIFORME

    ResponderExcluir
  33. Tive meu 3 aborto recentemente, dessa vez não tive sangramentos, os bebês ficam sem batimentos na oitava semana, fiz os exames e o resultado foi:
    macroscopia :fragmentos constituídos por membrana placentária onde observa se viilosidades coriônicas e deposito de material fibrinoso. E fragmentos constituido por material embrionário.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia meninas nao entendi meu resultado da curetagem por favor me ajudem....
    Macroscopia:o material recebido em liquido fixador consta de multiplos fragmentosde tecido de coloração pardo avermelhada de consistencia macia medindo 4,5×4,0cm em conjunto.o material e recortado e parcialmente enviado para exame histologico(1c-m)
    Microscopia : o exeme histologico mostra fragmentos de endometrio contendo glândulas tortuosas formando espiculas revestidas por nucleos arrefondados localizados na porção basal contendo numerosos vacúolos citoplasmaticos ausência de vilosidades coriais ou reações deciduais no material examinado
    Diagnostico: endometrio de padrão secretor
    Ausencia de vilosidades coriais ou reações deciduais no material examinado

    ResponderExcluir
  35. boa tarde tive um aborto recentemente e no histopatologico veio como diagnostico que os cortes histologicos mostram decídua com difuso infiltrado inframatorio misto com predominio de polimorfosnucleares neutrófilos, vilosidades coriais revestidas por cito sinciotrofoblastos de tamanhos variados com fibrose e edemaciadas permeadas por hermacias lisadas... o que isso quer dizer

    ResponderExcluir
  36. sofri um aborto com o resultado dizendo assim "os cortes histologicos efetuados mostram membranas fetais e vilosidades corionicas jovens bem preservadas com escassa reação trofoblástica ao redor de algumas dela.Acompanham fragmentos de decídua com moderado infiltrado inflamatório neutrofílico. Moderada quantidade de sangue e fragmentos de endométrio em fase de secreção. Gostaria de saber o q significa.

    ResponderExcluir
  37. Oi pessoal,tive um aborto retido com 9 semanas mandei o material para análise, e hoje recebi o resultado que diz assim.MACROSCOPIA:muitos fragmentos irregulares de tecido, pardos e elásticos, em meio a muco e sangue, onde observam-se inúmeras vesículas ocupadas por liquido seroso,pesando em conjunto 17,5g.INCLUSÃO TOTAL...por favor alguém me ajuda a entender isso estou apavorada e com muito medo de não poder engravidar.obrigado

    ResponderExcluir
  38. Exame anatomopatológico
    Exame macroscópico:
    Material recebido para exame em formalina consta de múltiplos fragmentos irregulares que medem em conjunto 4,7×3,4×1,7 cm de coloração vinhosa aspecto membranáceo,tenho de permeio tecido esponjoso e pardo claro.
    Fragmentos representativo:(01B/MF)

    Exame microscópico:
    O exame histológico revela fragmentos de mucosa endometrial com extensas áreas de transformação decidual do estroma ,que tem de permeio coágulo sanguíneo e vilosidade coriônicas de estoma frouxo, revestidas extremamente por dupla camada de trofoblasto bem constituído.
    Topográfica: Útero
    Restos placentários e deciduais parcialmente necróticos em meio a coágulos sanguíneos.
    Método ..: Microspira óptica- H.E
    Oque isso quer dizer alguém pode me ajudar ?


    ResponderExcluir
  39. Exame anatomopatológico
    Exame macroscópico:
    Material recebido para exame em formalina consta de múltiplos fragmentos irregulares que medem em conjunto 4,7×3,4×1,7 cm de coloração vinhosa aspecto membranáceo,tenho de permeio tecido esponjoso e pardo claro.
    Fragmentos representativo:(01B/MF)

    Exame microscópico:
    O exame histológico revela fragmentos de mucosa endometrial com extensas áreas de transformação decidual do estroma ,que tem de permeio coágulo sanguíneo e vilosidade coriônicas de estoma frouxo, revestidas extremamente por dupla camada de trofoblasto bem constituído.
    Topográfica: Útero
    Restos placentários e deciduais parcialmente necróticos em meio a coágulos sanguíneos.
    Método ..: Microspira óptica- H.E
    Oque isso quer dizer alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  40. Pelo meu laudo da deu entender que tive doença trofoblastica!tem cura?

    ResponderExcluir
  41. Boa noite!
    Em um papel que me deram da monha alta hospitalar esta ecrito isto "fixados em formalina, diversos fragmentos irregulares de tecido, pardo-avermelhados e pouco firmes, em meio a muco e coágulos hemáticos, pesando em conjunto 11,0 g.
    DIAGNÓSTICO:
    RESTOS PLACENTÁRIOS"

    Tive um aborto espontâneo dia 27/04/2020 com 13/14 semanas.
    Pretendo engravidar novamente em 2023 corro algum risco de perder novamente,tenho 30 anos.

    ResponderExcluir